Criação do Instituto de Ciências Exatas (Icex), no Polo Universitário de Volta Redonda (PUVR)

A UFF está presente no município de Volta Redonda desde 1961, através do curso de metalurgia, da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda, em 1968, e da inauguração de novos cursos a partir de 2001. O Instituto de Ciências Exatas (Icex) começou a ser projetado em 2005, com base no convênio entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o Centro Federal de Educação Tecnológica e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e contava com a participação dos governos local e estadual. Tal convênio visava à ampliação da oferta de cursos na Região Sul Fluminense, não só nas áreas de engenharia, mas nas áreas de ciências básicas e de ciências sociais. A criação do Polo Universitário da UFF em Volta Redonda foi o primeiro resultado desse convênio.  O Conselho Universitário da UFF aprovou a criação do Icex em março de 2010, com um projeto acadêmico voltado para a criação dos cursos de Matemática, Física e Química, de forma a atender a população sul fluminense, no sentido da interação e transformação da região. O Instituto dispõe de quatro cursos de graduação: Bacharelado em Física, com ênfase em Física Computacional; Bacharelado em Matemática, com ênfase em Matemática Computacional; Bacharelado em Química, com ênfase em Química Tecnológica; e Licenciatura em Química. A pós-graduação do Icex oferece cursos de especialização, mestrados e doutorado. A especialização em Ensino de Ciências da Matemática acontece através de convênio com o Instituto Federal do Rio de Janeiro. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física integra o Programa Nacional de Pós-graduação idealizado pela Sociedade Brasileira de Física, e assim como doutorado, funcionam em parceria com o Instituto de Física da UFF, localizado em Niterói. Algumas pesquisas e ações de extensão acontecem em estreita relação com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), particularmente aquelas que visam investigar estratégias para a interação e comunicação de crianças autistas.

Imagem
Vista interna do prédio da unidade Volta Redonda
Data
Opine sobre este conteúdo!