Sobre o site

By admin, 16 Dezembro, 2020

O site Linha do Tempo UFF foi elaborado e criado durante as comemorações dos 60 anos da Universidade Federal Fluminense. A ideia do projeto foi dar continuidade à pesquisa realizada no Portal UFF Memória Informação e, ao longo do tempo, tornar esta plataforma viva e interativa. Este projeto levou apenas três meses para ser realizado durante a pandemia do Covid-19 (2020). Portanto, como não foi possível fazer pesquisa em documentos físicos por conta do isolamento social, grande parte do que está aqui, foi encontrado pesquisando as atas nos meios digitais, no Portal UFF Memória Informação, em sites antigos e no Boletim de Serviços da UFF.

Participação da comunidade acadêmica

A comunidade acadêmica pode e deve nos enviar fotos, textos, recortes de jornais e revistas, enfim, tudo o que for possível para enriquecermos ainda mais esse acervo visual.

Como funciona

Há basicamente três formas de se navegar pelo site. A primeira é pela linha do tempo na página inicial, ou seja, por um recurso interativo que corre na horizontal. A segunda forma é na visualização da lista completa dividida por ano. Uma terceira forma é recorrer à busca do site.

Colabore conosco!

A oralidade é muito forte em nossa comunidade e muita gente guarda histórias que não podem desaparecer! Se você lembra de algum fato marcante, se tem fotos antigas da UFF ou documentos de alta relevância que julga ser de interesse público, mande para a gente.

Em cada ponto na linha do tempo há um formulário para sugestão do conteúdo apresentado.

Curadoria

Para além da coleta dos documentos, esta é parte mais desafiadora deste projeto. O que é mais importante para entrar no site? Quais são os critérios? Quem define?

Um historiador, um bibliotecário ou um jornalista têm visões e enquadramentos completamente diferentes diante de um documento ou acontecimento. São visões de mundo distintas, mas que se complementam. Por isso, pensamos em montar - no futuro - uma equipe multidisciplinar para tocar este projeto.

A princípio, pensamos em montar a Linha do Tempo com as informações que interessariam - sobretudo - ao público externo da Universidade, ou seja, para a sociedade em geral. Como todos os dias temos decisões administrativas importantes, seria impossível todas entrarem em um único site. Seria difícil até conseguir visualizar as informações e o foco seria diferente do que o pensamos em oferecer. Então, optamos por selecionarmos eventos/acontecimentos que foram marcantes e que são estratégicos para consolidarmos a imagem da UFF como instituição de grande impacto social e científico no cenário nacional. Ainda há muito o que acrescentar, ainda há muito o que alterar e melhorar. Contamos com a colaboração dos diversos olhares que temos em nossa Universidade para tornarmos este projeto cada vez mais relevante e revelador!

Quem fez

Este projeto teve participação direta e indireta de muita gente!

Inspirado no Portal UFF Memória Informação, em 2020 sentimos que era necessário continuar, de alguma forma, com o trabalho de pesquisa realizado no passado e, ao mesmo tempo, criar uma plataforma e equipe que pudesse institucionalizar essa iniciativa. O trabalho foi coordenado pela equipe do Grupo de Trabalho GT-60 anos.  Em 11 de setembro de 2020, a Superintendência de Documentação(SDC) publicou a Determinação de Serviço nº 27 instituindo um Grupo de Trabalho para atualização da pesquisa documental sobre os 60 anos da UFF. Por meio desta DTS, foi gerada uma grande planilha fruto de pesquisas documentais e que serviu de insumo para esse portal.

A Linha do Tempo UFF é um projeto institucional da Universidade Federal Fluminense e, nesta fase de concepção, construção e publicação do site,  contamos com o trabalho e empenho direto da Superintendência de Documentação (SDC), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) e da Superintendência de Comunicação Social(SCS)