Instalação do Escritório Técnico para planejamento do campus da UFF.

O período de concepção do projeto do campus da UFF decorre da segunda metade da década de 1960 até 1974, quando foi instalado o Escritório Técnico do Campus (ETC), pela Norma de Serviço nº. 58/1974 do então Reitor da Universidade, com o objetivo de estabelecer o Plano Diretor do Campus. O projeto foi financiado pelo Programa MEC-BID III, conforme Acordo assinado entre o Ministério de Educação e Cultura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, gerando recursos para a implantação dos Campi. O ETC analisou os estudos anteriores realizados sobre a Universidade, ressaltando alguns aspectos: o patrimônio cultural da UFF; as tendências da política econômico-financeiro e de ensino do MEC; as experiências de outras Universidades; as influências dos problemas de transporte em termos de tempo de percurso e fluxo de tráfego; as interferências entre a Universidade e a coletividade; principalmente as de caráter urbanístico e social; os custos imobiliários, de infra-estrutura, de transporte e de manutenção; os objetivos da Universidade quanto á transferência do conhecimento, ao autodesenvolvimento e à atuação da comunidade.
Data
Opine sobre este conteúdo!